Box Para Banheiro Pequeno Campinas – Sumaré Hortolândia Valinhos Paulínia Vinhedo
O box é um dos principais elementos do banheiro. Embora a sua função central seja manter o banheiro seco e limpo, a peça também ganhou com o tempo um papel importante na decoração. Trazendo mais estilo, conforto e funcionalidade ao ambiente. Com o modelo certo, pode-se aproveitar o espaço disponível da melhor forma possível.
Quando o assunto é box de vidro, deve-se levar em consideração alguns pontos na hora da compra. O preço, claro, é um fator importante, mas além disso, o tamanho, o tipo de vidro que será utilizado, o formato e mesmo a cor são essenciais para que se tenha maior comodidade e tranquilidade nesse ambiente que é, por essência, íntimo.
Tamanho e formato
Um bom box de vidro é aquele que não furta espaço útil do banheiro. Em suma, existem variados tamanhos e formatos tanto de boxes quanto de banheiros. Encontrar o ideal para o seu imóvel não será um problema enquanto mantiver-se atento às proporções do toalete. Box de vidro em banheiros de apartamento, cujo o espaço costuma ser menor, é de longe uma escolha acertada. Aliar os itens necessários para um banheiro salubre em um espaço reduzido é tarefa que os proprietários de apartamentos conhecem bem.
Além disso, é sempre bom ter em mente que o espaço da porta, caso seja de abrir, também deve entrar na conta. Veja abaixo alguns exemplos de harmonia entre área útil, tamanho da peça e formato:
Porta de correr:
Este é um modelo comum, pois cabe em banheiros de diferente tamanhos. Nesse tipo de box, há uma parte de vidro fixa, junto à parede, e uma parte móvel – a porta – que corre pelo trilho sustentada pelas roldanas na barra superior. As roldanas podem ser aparentes ou embutidas, variando de acordo com o projeto estético do banheiro.
Porta de abrir:
Este modelo é indicado para banheiros médios e grandes, nesse tipo de box de vidro a parte fixa também fica junto à parede, mas a porta abre para dentro ou para fora da área do box.
Box de quina:
O box de quina, ou box de canto, é a principal escolha para banheiros realmente pequenos. Nesses casos, como a área é menor, é indicado o uso de portas de correr, para poupar a área útil do toalete.
Para banheira:
Nesse caso, o box é instalado com trilhos sobre a lateral da banheira, para que a porta possa correr. É um formato bastante prático e seguro, pois impede respingos de água, mantendo o banheiro seco.
Box sanfonado:
Esse modelo não é muito comum, mas certamente é uma opção para ambientes pequenos. Ele funciona com duas partes móveis que correm em trilhos superiores e inferiores. É normalmente utilizado em áreas de banho tão pequenas que mesmo os boxes de vidro tradicionais não representam uma boa aposta. A manutenção deste produto deve ser realizada com maior frequência, uma vez que a peça tem um sistema delicado de funcionamento.
Cores de Box de vidro
Você pode escolher entre muitas cores para o vidro do box. A opção mais comum e recomendada, especialmente para banheiros pequenos, é o box de vidro incolor, uma vez que empresta ao cômodo sensação de profundidade e parece ampliar o espaço. Assim como o vidro incolor, tons mais claros também valorizam espaços pequenos, além de acrescentarem elegância ao ambiente.
Quando o assunto são os banheiros grandes, tons como o preto e o fumê podem ser a escolha ideal se o objetivo é tornar o espaço mais aconchegante. Tons escuros tendem a transmitir a sensação de redução do espaço, acrescentando, ainda, toque de modernidade sem exageros. Outras cores, como o azul e o verde, também se encaixam nesse perfil.
Box de vidro liso ou com textura?
De forma similar às tonalidades, além do box vidro liso, aquele tradicional, também é possível encontrar variações, como os modelos com textura. Entre eles, os mais conhecidos são o jateado, o antílope, o astral, o pontilhado e o quadrado.
As texturas são um ponto singular na ambientação. São ótimas escolhas quando se deseja ampliar a sensação de privacidade, já que impedem parcial ou totalmente a visão do interior do box. Por outro lado, dentro de um banheiro pequeno a textura se iguala aos vidros de cor escura, carregando o ambiente de maneira que o local pareça mais estreito, especialmente se o banheiro já tiver outros elementos fortes, como azulejos decorados e ou bancada de mármore escuro. Nesse caso, o box de vidro liso pode ser a opção mais recomendada, mas lembre-se, no fim, o seu gosto é o que importa.
Caso você deseje usar um modelo com textura ou vidro escuro em um banheiro menor, busque equilibrar as tonalidades. A sugestão é usar cores claras nos demais aspectos do ambiente, como as paredes e armários. Um bom truque de decoração é usar espelhos sem moldura, pois eles ajudam a simular um espaço de maior proporção.
Box Para Banheiro Pequeno Campinas – Sumaré Hortolândia Valinhos Paulínia Vinhedo
5 dicas práticas para instalar o box de vidro ideal
- Por segurança, é recomendado o uso de vidro temperado, que são até 5 vezes mais resistentes que os vidros comuns;
- Recomenda-se que a manutenção do box seja realizada uma vez por ano para garantir seu bom funcionamento;
- É preciso estudar o ambiente antes de escolher o material, acabamento e modelo do box para que se obtenha a maior praticidade, funcionalidade e elegância do produto:
- Para que o box possa ser utilizado com conforto por pessoas com os mais variados biotipos, recomenda-se que o box tenha área mínima de 80 cm por 80 cm;
- Busque pesquisar sobre a empresa que fabricará o box e também sobre a que realizará a entrega. Certifique-se de que os comerciantes detém conhecimento e agem com profissionalismo.